Já foi dada a largada para o segundo semestre deste ano de 2011. Isto significa que a metade do ano já se passou. Teremos pela frente a outra metade, não menos importante, mas com outras urgências e necessários encaminhamentos. Não há como reter o tempo, nem como agilizá-lo. Segue seu curso normal. Orienta-nos em nossa trajetória, embalando sonhos, alertando a passagem dos anos. Creio que poucas pessoas não se preocupam com o tempo. Há uma estreita relação entre tempo e vida.
Ao longo do tempo, vamos amadurecendo, aguçando o olhar, criando exigências, reelaborando expectativas, alinhando os compassos. Formamos, então, um estilo de vida próprio. Não nos conformamos em perder tempo, manifestamos pontos de vista, entendemos o que é passageiro. Assim deveria ser a vida de todos: com o passar dos dias, tornar-se especialista na arte de viver. Isso daria consistência à vida. Acrescentaria sabor aos diferentes momentos.
A Stanford University realizou pesquisa em busca dos fatores que prolongam a vida. Resultados sem muita novidade: estilo de vida: 53%; meio ambiente: 20%; genética: 17%; assistência médica: 10%. Sem muito aprofundamento, percebe-se que grande parte do que ajuda no prolongamento dos dias diz respeito ao estilo de vida que as pessoas tem. É no cotidiano que a vida vai se qualificando e os anos se prolongando.
Estilo de vida é questão de opção, de auto-conhecimento, de gestão. Sim, o modo de viver vai determinar e qualificar esse evento maravilhoso: a existência neste mundo, como alguém único e irrepetível. Cada um deve ser o administrador de sua vida, planejando, avaliando, recomeçando. Como seria diferente a história se o ser humano assumisse ser o gestor de sua felicidade!
O desejo de prolongar os dias implica numa revisão do estilo de vida. Não basta somar anos. Inteligente é quem se torna gestor das suas buscas e sonhos; gestor da felicidade, meta possível de ser alcançada por aqueles que não perdem tempo reclamando da vida. Arregaçam as mangas acolhendo cada amanhecer, na certeza de que viver é o mais empolgante acontecimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário